Corpo Jurídico

Dr. Eduardo Ribeiro Costa

Sócio e Diretor da Eduardo Ribeiro Sociedade de Advogados, Mestre em Direito Internacional pela UNISANTOS, foi Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/ São Bernardo do Campo – SP, Assistente Técnico em Comércio Exterior, credenciado junto à Procuradoria Fiscal da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Ex- Consultor Jurídico do Sindasp. Foi Professor Universitário de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior. Perito em Aduanas e Comércio Exterior. Despachante Aduaneiro habilitado pela Receita Federal do Brasil desde 1996. Graduado em Direito e Economia. Coautor dos livros: Tributação Aduaneira à luz da jurisprudência do CARF e Temas atuais do Direito Aduaneiro Brasileiro e Notas sobre o Direito Internacional. Diretor Jurídico e fundador da ADAB- Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil.

Dr. Rogerio Zarattini Chebabi

Advogado (OAB/SP 175.402). Formado em Direito pela PUC- CAMPINAS. Sócio do escritório Rogerio Chebabi Advocacia. Foi Secretário Geral da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP e Conselheiro do Conselho de Serviços da Associação Comercial de São Paulo. É Professor Coordenador da Pós Gradução do Curso de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior da Faculdade Brasileira de Tributação (FBT) e do Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais – INEJE. Sócio Diretor do Canal Aduaneiro. Diretor Jurídico e fundador da ADAB- Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil.

Dr. Claudio Barbosa

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (2002), especialista em Direito Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (2011), curso de aprimoramento em Direito Tributário: Pessoa Jurídica. Em 1995, iniciou no comércio exterior trabalhando na qual ficou até 2002 na área de Comércio Exterior, atuando em Despachante Aduaneiro, Comissária de Despachos, Agentes de Cargas e Transportador Aéreo Internacional nas quais tive oportunidade de estudar profundamente as atividades cotidianas deste setor, totalizando 25 anos de carreira profissional neste ano de 2020. Consultor Jurídico da ADAB- Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil.

Dr. Valter Tremarin Junior

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Mestre em Direito Tributário pela UFRGS. Autor de diversos trabalhos publicados nas áreas de direito Tributário e Aduaneiro. Sócio do escritório Souto Correa Advogados, onde é coordenador da área de direito Tributário e Aduaneiro, além de integrante da área de Comércio Internacional. Secretário-Geral da Comissão Especial de Direito Marítimo, Portuário, Aduaneiro e Hidroviário da OAB/RS. Membro do Comitê de Comércio Exterior da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (FEDERASUL). Reconhecido em 2022 e 2023 como Rising Stars – Tax: Porto Alegre pelo guia The Legal 500.

Dra. Elisângela A. Tavares Alves

É Pós Graduada em Direito Tributário pela LFG (2022);
Pós graduada em Processo Civil pela EPD (2018); Graduada em Direito pela Fapan (2011); Graduada em Comércio Exterior pela faculdade Anchieta (2008). Advogada especialista em Direito Aduaneiro e Tributário inscrita na OAB/SP n. 340.710.