Institucional

Em 2016 um grupo de despachantes aduaneiros de diversas regiões do Brasil, iniciam discussões em torno da criação de um movimento representativo mais independente, colaborativo e transparente, que viessem a fazer frente aos novos desafios impostos a categoria.

Após o 1º Fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros do Brasil, realizado em setembro de 2017 na cidade de Campinas, os objetivos iniciais do movimento dos Despachantes entraram em um processo de concretização.

Em dezembro de 2017, o movimento se mobiliza na cidade de Itajaí no Estado de Santa Catarina para a realização do 2º Fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros, ocasião em que é eleita a atual diretoria da ADAB – Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil.

Despacho Aduaneiro, só com Despachante Aduaneiro; esse slogan é parte de uma campanha permanente de valorização e reconhecimento, daquele que é um dos principais operadores responsáveis pelo desenvolvimento do Comércio Exterior Brasileiro.

Para a consecução e cumprimento de seus objetivos, a ADAB se assenta basicamente nas diretrizes e princípios consagrados no artigo 4º do seu Estatuto, bem como no conjunto de normas legais, disponíveis à partir da Constituição da República Federativa do Brasil.